domingo, 19 de janeiro de 2014

Som no radio - 60 Minutos de Música Contemporânea e Eldo Pop




60 Minutos de Música Contemporânea.

No começo de 1973, o cantor de minha primeira banda me falou deste programa, que ia ao ar pela rádio Jornal do Brasil AM, de segunda a sábado, as duas horas da tarde...depois passou para as 3 horas. Uma horinha do melhor rock que se fazia na época e aos sábados, concertos fresquíssimos da BBC de Londres...que eram reprisados ao longo dos tempos. Este programa existiu até 1978. Não sei o ano exato em que começou..me parece que foi 1972.

Criado e produzido por Alberto Carlos de Carvalho, que é primo do baixista Dadi e do tecladista Mu.
Pelo que ouvi falar, ele trabalhou em rádios européias e me parece que na própria BBC, mas não sei a veracidade disto. Sei que ele apresentava esses concertos e eram sempre atualíssimos. Depois que descobri este programa, nunca mais deixei de escutar. Gravava os concertos e tenho alguns até hoje. Um dos primeiros que ouvi e gravei, foi da Premiata Forneria Marconi. Um show sensacional, onde eles abriam com uma versão matadora de Celebration. Este programa era apresentado por Orlando de Souza e depois por Eliakin Araújo. Os patrocinadores foram o Bobs, a loja 5ª Avenida, Polivox... cada um a seu tempo. Pra mim, o melhor programa de rock apresentado em radio, que já existiu.

Em 1979, Alberto Carlos de Carvalho começou a produzir outro programa, meio nos moldes do 60 Minutos, também incluindo concertos da BBC, só que na rádio Cidade FM.
Apresentado pela Mônica Venerabile que trabalhou na Fluminense FM e era a apresentadora mais conhecida de lá.
Pelo que sei, não durou muito este programa, que não me recordo o nome. Uma pena...mas mesmo assim, ainda cheguei a gravar um concerto do Rory Gallagher deste mesmo ano...tempos depois consegui o bootleg completo.


Eldo Pop.

A Eldorado FM..ou Eldo pop, foi uma rádio que só tocava rock, em todas as suas vertentes...assim como o 60 Minutos de música contemporânea...só não tinha os concertos da BBC.
Rolava muita coisa boa, mas infelizmente não sabíamos quem estava tocando pois eles não falavam e eu não tinha muito saco de escutar por causa disso.

Conheci o Renaissance assim. Tava ouvindo a radio e esperando colocarem alguma coisa ao vivo para eu gravar..sendo gravação live, não me importava que fosse só uma música e que eu não soubesse quem era.
Era madrugada já e derrepente entram os aplausos. Apertei o rec do gravador. Entra uma voz doce de mulher e deu pra entender o nome da música que ela falou que iriam tocar...Ashes Are Burnin.
Começaram e eu gostando e gravando...derrepente, entrou a vinheta de encerramento. As duas horas da manhã, eles encerravam. Não acreditei...filhos da .... não deixaram a música acabar!!

Mas como tinha gravado, tive dicas. Era uma banda de progressivo que tinha uma cantora e uma música que se chamava Ashes Are Burnin. Comecei a procurar pelas lojas...fui em um monte delas e ficava procurando discos de bandas com essas referências. Em uma loja que eu sempre ia, pois sempre tinha os lançamentos em dia, achei. Peguei o disco e na capa tinha uma loirinha com um cara..na contra capa mais dois caras. Fui olhar o nome das músicas e estava la...Ashes Are Burnin. Foi uma alegria. Lembro que gostei do disco e principalmente da linda Annie Haslan. Daí pro disco ao vivo foi um pulo. Minha irmã era comissária de bordo e trouxe para mim dos EUA... achei o disco chato e me desfiz dele. Acontece!

Existiram outros programas em outras rádios, mas não tive muito interesse e raramente ouvia. 


5 comentários:

  1. 60 minutos de música contemporânea : Poli, Poli,Poli, Poli, Polivox, é sensacional, é especial, é o som!!!! acho que era esse o texto da propaganda...e o som de abertura era um trecho do Tarkus do ELP. Falo da Saudosa Eldo Pop no meu livro https://www.facebook.com/sacudindoopodaestrada criação do grande Big Boy.

    ResponderExcluir
  2. Não lembro da letra da propaganda..só do poli, poli, poli rss Eu adorava e não perdia esse programa...sim, era o ELP! Estou em falta contigo em relação ao teu livro. Tenho aqui uma copia que fiz com maquina fotográfica, da coluna do Big Boy na revista Contigo...qualquer dia posto. Valeu, meu bom!!

    ResponderExcluir
  3. É você precisa ler meu livro...vc vai gostar da trilha sonora!!!Aparece aí meu véio. abs.

    ResponderExcluir
  4. Preciso mesmo..claro que vou gostar. Qdo puder...tô morando longe, vc sabe...mas qdo der eu pingo rss Abração

    ResponderExcluir