domingo, 19 de janeiro de 2014

Saiu ou não saiu aqui?





Muita gente fala que nos anos 70 era difícil achar os discos, que eles não saiam aqui...o que é uma meia verdade. O caso é que a produção era muito grande, então realmente nem tudo saía, mas muita coisa a gente achava e também coisas que nem imaginávamos.
Outra coisa que agoniava todo mundo, é que os discos que saíam, as novidades, em sua maioria demoravam pra ser lançados por aqui...meses a fio.

O selo ATCO lançava em tiragens mínimas alguns discos e quem achava era um felizardo. Tive o primeiro ao vivo da J.Geils Band (Full House).
O álbum, acho que duplo do festival Mar e Sol, saiu..pela mesma companhia.

Outro disco que nunca vi citarem em biografias dizendo que saiu aqui, foi lançado pela mesma ATCO. Allman Brothers Live At Fillmore East, saiu, duplo e com a capa exatamente igual. Não tive este disco (tive a versão importada) mas conheci um cara que tinha e fiquei pasmo quando peguei e vi que era uma edição nacional....logo, nem tudo é verdade, nem tudo é lenda.

Lá pelo ano de 75/76 começou a acontecer uma picaretagem. Companhias como a Sony, mas não só ela, para diminuir custos passaram a lançar os discos fininhos..só faltavam dobrar de tão molengos que eram.

Bandas menos conhecidas, lançavam albuns duplos e aqui saiam como simples. O disco Waiting for Columbus do Little Feat, foi um deles. Era um album duplo ao vivo e lançaram só um vinil, a capa simples também...economia em tudo. Auditivamente não me recordo se a qualidade do disco caía...mas tudo me faz crer que sim.

Quem como eu fuçava os sebos, tinha essas surpresas...descobrir discos que pensávamos não terem sido lançados aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário