segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mutantes - Tudo foi feito pelo sol



   Mutantes no Teatro Tereza Rachel - Rio de Janeiro 1975 - Foto: Marcelo Paschoal


Mutantes  - Tudo foi feito pelo sol

Assisti a alguns shows deles nessa fase.

O primeiro talvez tenha sido no Super Bruni 70, que era um cinema grande, tinha um belo palco e também era usado para shows de rock.
O show estava cheio mas não lotado. Lembro que curti muito, principalmente quando chegou na parte vocal de "Cidadão da Terra".... a hora do "diálogo" entre o Sergio Dias e o baixista Liminha..que era quem fazia a voz grave.

Como em todo show deles que assisti, a guitarra estava baixa.

A divulgação desses shows não era grandes coisas.
Na TV, com sorte falavam algo no Jornal Hoje.
Tijolinhos nos jornais, quando muito alguma matéria ...
Um dos poucos que abria espaço, até porque sua coluna era sobre música, era o Nelson Motta no jornal o Globo.
Fora isso, muito pouco além.... underground puro.


O segundo show com eles foi no MAM (Museu de Arte Moderna)

Esse tava lotado...muito cheio..tanto que me sentei dentro de uma caixa do PA, que colocaram de uma maneira estranha...um pouco afastado do palco e de lado.

O show foi dividido com outras bandas. O Terço, Soma e acho que uma terceira, além dos Mutantes.
A lembrança se foi bom, mais ou menos... é vaga, mas não me lembro reclamando de algo...exceto do lugar em que fiquei.


O terceiro que me lembro, foi na sede Nautica do Botafogo...que por acaso é o meu time.

Mutantes e grupo Espantalho.
Esse grupo é uma incógnita. Não tocou e nunca mais ouvi falar.

Após o show dos Mutantes, Sergio Dias foi no microfone e se desculpou dizendo que não existiam condições humanas, emocionais e nem físicas para o grupo Espantalho se apresentar. Um mistério.
Aparentemente pelo tom sério do Sergio, algo grave havia acontecido com a banda.

O show dos Mutantes foi mais ou menos. Colocaram o palco em uma quadra, um palco muito alto sobre andaimes. O lugar estava vazio, logo, como a acústica não era essas coisas, ficou um pouco pior.


A foto que ilustra a postagem, é de um show no Teatro Tereza Rachel. Não fui neste show e quem me deu a foto foi um amigo chamado Marcelo Paschoal, que além desta, tinha muitas outras do mesmo show.

Algum tempo atrás conheci o baixista Antônio Pedro via Orkut e comentei com ele sobre esta foto e o baixo que ele estava usando.. daí, passei a foto para ele.

Esta foto, hoje ilustra a capa de um Bootleg dos Mutantes.

Não me recordo de ter assistido a outros shows deles...talvez no primeiro Hollywood Rock, no Campo do Botafogo...mas a lembrança é vaga.


2 comentários:

  1. Cara, estava em todos esses shows, inclusive do Hollywood Rock. Lembrei de outro super show, no Tijuca Tênis Club. Montaram dois palcos um de cada lado da quadra. De um lado Mutantes e do outro Rita Lee e Tutti Frutti.

    ResponderExcluir
  2. Eu pude assistir a algumas apresentações dos Mutantes mas, já sem a Rita. Inclusive uma em Niterói, cuja foto está na contra capa do disco lançado por eles.

    ResponderExcluir