terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Rock na TV dos anos 70 - Sabado Som e Rock Concert




Em 1974 a Globo pôs no ar o Sábado Som. Produzido por Nelson Motta, mostrava as bandas da época em apresentações ao vivo de programas americanos. Uma música cada banda, mas para quem não tinha nada era um oasis. Como sempre acontece com programas que não tem muita audiência, esta emissora o tirou do ar de uma hora para outra, se lixando para seus telespectadores.

Surgiu um ou outro programa em outros canais, mas nada de grandes coisas.

Em 1976 a Globo tentou outra vez e lançou o Rock Concert. Nos moldes do Sábado Som, foi um novo alento para os fãns de rock, mas...mais uma vez não demorou muito pra deixarem os rockeiros órfãos de novo...e o Rock Concert também já era.

A Globo também colocava no Fantástico, bandas tocando uma música...geralmente de gravações do programa Don Kirshner Rock Concert. O mesmo que eles usavam No sábado Som e no Rock Concert.
Lembro de ter visto a Climax Blues Band, entre outros.

Por volta de 1977, a TV Bandeirantes estava se instalando no Rio de Janeiro e colocou programas teste no ar. Dentre eles, um chamado Concerto de Rock e que era sensacional. A maioria, shows gravados em um anfi-teatro em Los Angeles, California.
Normalmente 3 músicas por banda.
Assisti: Return To Forever, Dave Mason, Rory Gallagher, Renaissance, Aerosmith, New York Dolls, Ozark Mountain Daredevils e  outros que não lembro.
Infelizmente não mantiveram este programa no ar.

Depois disso, pelo que me lembro não surgiu mais nenhum do tipo e que fosse tão abrangente quanto eles foram. Justiça seja feita. Rock, funk, rock progressivo, jazz-rock, country rock... todas as ramificações que o Rock permitia, foram apresentadas nestes 3 programas que tantas saudades deixaram.

O imenso arquivo que a Globo tinha, segundo ouvi dizer, foi todo perdido em um incêndio.

9 comentários:

  1. Lembro bem desses programas e de ver o Led Zeppelin no Rock Concert. Boas lembranças e belo texto Fernandel...Já ia sugerir uma publicação sobre o 60 minutos de música contemporânea no rádio mas corri no índice e vi que já tem...vou lá agora. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, meu amigo cineasta...esses programas deixaram saudade realmente.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, sabes onde podemos conseguir cópias de alguns desses vídeos? Alguém deve ter gravado m VHS. Procuro especialmente um do Focus que passou em 1977, de onde só se acha este pequeno trecho e ainda sem cores... https://www.youtube.com/watch?v=acyXIZTYMd8 Se possível, responda ao meu e-mail pilhadenervos@yahoo.com.br Abraços e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown. Me desculpe só responder agora, não tinha visto sua pergunta. Não sei se vc esta no Rio, mas posso te adiantar que existe uma loja na Tijuca, no segundo andar de um Shopping, chamada Scheherazade..procure no Face Book por Scheherazade Cds. Eles tem um acervo absurdo de vídeos, cds... Procure por Renato, que é o dono da loja. No You Tube tb se acha muita coisa, mas nessa loja..vc chegará no paraíso rs Vou te responder por email tb. Um abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Nossa, que saudades! Eu era criança, nos anos 1970 (nasci em 1967) e curti muito. Fiquei triste quando acabou. Procurei muitos arquivos das bandas que eu via na TV aberta, no Dreamule e Youtube, e fiquei super feliz quando encontrei. Muito obrigado por compartilhar sua lembrança!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Fernando pelo blog. Lembrar desta época é fantástico. Eu era muito criança na década de 70, mas foi aí que foi plantada a semente do rock em mim :-). Eu lembro bem do Rock in concert e ligeiramente do sabado som, mas não consigo me lembrar mais da cronologia dos programas antecessores a eles da globo e/ou de outras emissoras. Você poderia compartilhar conosco esta historia do Rock?

    ResponderExcluir