sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Pedais nacionais antigos

Nesse exercício de memória que ando fazendo, lembrei dos primeiros pedais nacionais que tive. Só porcaria.

Tive dois fuzzes da Sound...eram cópia de um pedal da Electro Harmonix. Uma caixinha de metal prateada e que vinha com um plug macho já incluído. Você plugava ele direto na guitarra ou no amp e dele tinha uma entrada para ligar um cabo e mandar para um ou outro...não lembro mais quem plugava em quem, é claro.
Tentei achar fotos na net e não encontrei..mas do original da Electro harmonix, sim. O da Sound era bem parecido. Nesta foto uma propagando do dito cujo.


Em guitarras com o jack de entrada como da Fender, não dava pra plugar direto nela...então tinha que ser da forma normal...o que também era uma droga. Você tinha que fazer um plug femea e os plugs femea da época eram outro lixo.
Plugando esse cabo, para ele ser usado como um pedal comum, complicava. Diferente do Electro Harmonix, o plug da Sound ficava na sola do pedal.
Era super frágil e ruim..muito ruim.

A Sound tinha também um que era:  Wha-wha, distorção e...sirene! Sim, uma sirene! Pra que eu nunca soube.
O wha-wha era ruim e o fuzz.. praticamente nunca usei...preferia usar a distorção que o amplificador...sendo valvulado...oferecia com o volume todo aberto. Isso quando saturavam, pois existiam valvulados que não saturavam. O True Reverber que tive era um deles. Botava no 10 e no máximo sujava um pouco o som.

Mas a Sound não tinha só coisas ruins naquela época. Já mencionei sobre um captador que tive e era uma belezinha em uma guitarra específica...e também soava bem em violões de cordas de aço.
É bom lembrar que lá fora, a coisa não estava tão avançada assim. Um amigo tinha um Big Muff da mesma Electro Harmonix, que eu achava bem enjoado com seu som agudinho, magro e zumbidor.

A Giannini andou lançando alguma coisa. Oitavador, Envelope Follower... se prestavam não sei, mas acredito que não muito.
Tempos difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário