quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Tem um virtuose na banda.....hummm


Se tua banda tem 4 músicos que tocam bem e o quinto é um virtuose... se liga que isso pode ser problema...ou solução.

Tem virtuoses que sabem que são bons e se lixam pra isso.
Estão interessados na música e em acrescentar ...não em aparecer e se exibir. Esses são músicos, pensam como músicos e não como amadores...estrelas que na maior parte das vezes jamais serão.

Com esses virtuoses...os bons...não tem problema. Ele não ficará depreciando os outros músicos, dará boas idéias e até mostrará e ensinará caminhos melhores nas composições da banda...e os outros músicos se não forem tapados, entenderão como uma preciosa ajuda. 

Não se trata de altruísmo ou falsa modestia mas de positivismo, de querer que o trabalho cresça, vá além e de querer que os outros musicos cresçam também.

O oposto disso é o virtuose ou não, que se acha mais do que é. 

Nunca é tudo o que ele acha que seja, mas como tem uma turminha de otários que o idolatram e seguem, ele acredita piamente que é...o melhor entre os melhores.

Esses caras volta e meia criam desavenças na banda, desmotivam os outros músicos, não cumprem as obrigações, não acrescentam nada de novo as músicas e muitas vezes fazem com que músicos que não são como eles..virtuoses, mas que no pouco que fazem contribuem perfeitamente para o que a música pede, sejam trocados ou criam um clima tão pesado para a pessoa que ela mesmo se demite.

Vi mais de uma vez isso acontecer...e pior...depois disso o clima da banda foi para o espaço e mesmo com o músico substituto sendo melhor que o anterior, a banda se desfez...porque é claro que nem todos concordaram com a substituição e o motivo dela.. o que gerou uma bola de neve de desânimo, desavenças e mal estar...e aí, já era.

E o tal virtuose?...já estará em outra banda fazendo seu estrago.

Esses caras também criam climas péssimos em cima do palco. Imagine você errar ou dar um branco e ficar completamente perdido. Alguém escolado tira isso de letra. Músicos de verdade as vezes nem olham para quem errou pra não entregar o companheiro e também para não chamar atenção para o erro, que muitas vezes passa despercebido pela platéia.
Se olham, brincam, sorriem.. pois sabem que isso acontece, que a pessoa já esta chateada pelo erro e sabem que eles também podem errar...então pra que piorar isso fazendo cara feia ou ridicularizando o colega?
Pois tem músicos babacas que fazem isso...os famosos traíras.

Alguns também tocam de má vontade, jogam contra...principalmente se a casa esta vazia. Nesse caso nem precisa ser virtuose..basta ser burro...ou maluco.

Sou da seguinte opinião. Não importa quantas pessoas estão na platéia. Se estão ali é porque foram te ver e se não forem seus amigos ou parentes com convites, estão pagando por isso.

Toque com alegria. Toque do mesmo jeito que tocaria se a casa estivesse cheia. Respeite as pessoas..depois encha a cara e lamente, se continuar chateado...mas duvido que esteja se o motivo tiver sido apenas esse e se você tocou bem e com prazer. E por favor, não faça um show de 20 minutos porque a casa esta vazia. Que não faça o show inteiro como planejado, mas que faça algo que valha o que as poucas pessoas que pagaram merecem receber...é o mínimo. O valor do ingresso que ela pagou foi o mesmo...não teve desconto.

Eu sou fominha, minha vida é tocar, tocando o que gosto me sinto feliz...por mim, faço é o show todo! Até porque, se passei meses ensaiando isso..óra..quero mostrar.
Mas entendo quando os outros ficam desanimados com a casa vazia...eu também fico...até a hora que o som começa.
  
Por essas e outras, prefiro muito mais um músico mediano a um virtuose otario. Prefiro um músico que vibre com o que faz, que queira crescer e seja comprometido com o trabalho, mesmo ele tendo pouca bagagem, mas que acrescente mais a música com 3 notas, do que um que venha cheio de informações, muito exercício e técnicas chupadas de outros e no final você veja que não fede e nem cheira aquela pose toda, aquela cachoeira de conhecimento sem personalidade ou novidade. Virtuosismo não tem nada a ver com genialidade.

Uma banda só de virtuoses... pode criar algo muito bom ou algo muito chato. As vezes algo muito bom de tocar, mas tedioso pra quem vai ouvir.

2 comentários:

  1. PIOR Q CASAMENTO É BANDA.. VC TEM Q CASAR COM 4 OU MAIS rsrsrss

    ResponderExcluir
  2. o mais são os seguranças (isso pra banda de respeito rs) pra apartar as brigas

    ResponderExcluir