sábado, 1 de fevereiro de 2014

Gigs na TV E




Andei fazendo umas gigs na TVE do Rio de Janeiro. Algumas como músico e outra trabalhando como vocalista em um programa que ensinava inglês... minha memoria como sempre não é essas coisas, mas creio que o nome do programa era "I Love You" e a apresentadora se chamava Marcia...linda e super simpatica.

Eu e mais duas pessoas, cantavamos as músicas apresentadas fingindo ser as vozes dos alunos...que eram desafinados paca.

Um amigo antigo que trabalhava lá, (Marcelo Paschoal) com quem eu fazia todo o tipo de gig e também me arrumava os bicos na TVE como músico, tentou me colocar como contratado da casa.
Meu teste foi com um cantorzinho de noite metido a besta.

Estavamos eu e a banda da casa esperando no estudio, aí entra o tal cantor e fala:

- A música que vou cantar é "Vida" do Chico Buarque.

Sem partitura, cifra ou o que fosse.

Todos se olharam com aquele olhar de.. "vai dar merda"...mas como eu era o único que estava sendo testado...

Tocando na noite, você começa a perceber que a mpb mais comum se repete a exaustão. O samba se repete muito, entre outros estilos. São como fórmulas que você só pelo ouvido vai deduzindo para onde vai a harmonia...e isso termina servindo para outros tipos de música, as vezes não tão óbvias. Você termina pegando essas manhas. O rock and roll basico, assim como o blues, também são assim...tem suas fórmulas.

Só que...a maioria das músicas do Chico Buarque não são dessas...não são óbvias.
São harmonias cabeludas, caminhos diferentes e não da para pensar de forma simplista...agora vai pra tal acorde, volta naquela parte...
Você precisa da partitura/cifra...conhecendo ou não a música.
E detalhe...esta música nem é das mais difíceis dele.

Tentamos a primeira vez e empaquei. Tentamos a segunda...de novo.
Pelo ouvido eu imaginava...agora deve ir pra... mas não ia.

A banda nem arriscava acompanhar...ninguém sabia o raio da harmonia... me disseram depois...aliás, ficaram todos pau da vida com o tal cantor.

Na terceira tentativa, Fernando Lobo, que era o produtor ou algo assim do programa, saiu da sala da técnica, veio até mim, cruzou os braços a meio metro de distãncia...ou seja..na minha cara, e mandou começar de novo. Aí ferrou de vez...eu já nervoso e ainda com o chefão na minha frente feito uma estátua esperando o resultado...dancei.

Se o Fernando Lobo (já falecido, pai do Edu lobo) fosse mais criterioso..afinal era músico, compositor.... teria visto que o tal cantor é que era um idiota e estava querendo aparecer, pedindo uma música que qualquer músico que não a conhecesse e mesmo se conhecesse...como era o meu caso... sem as partes, fatalmente se enrolaria.

E se alguém disser que toca qualquer música (incluindo as do Chico Buarque) nesses moldes, correndo atrás, eu desafio a tocar uma minha sem partitura ou cifra...correndo atrás também. Até deixo ouvir primeiro, depois conto e começo..dou apenas o tom. Quero ver quem se aventura e acerta....e olha que as minhas músicas são infinitamente mais simples que as do Chico.

Saímos da TVE e fomos para o bar ao lado...o assunto era o mesmo...foi onde me disseram que ninguém sabia tocar a música.

Eis que entra o tal cantor, me vê e fala com o cara que esta com ele, de forma que eu e os outros ouvíssemos:

"músico de verdade tem que tocar qualquer coisa"

Aí vimos que ele não era um cantor de verdade.

Me tiraram dali antes que eu tacasse a guitarra com case e tudo na cara dele.


"músico de verdade tem que tocar qualquer coisa"
...balela igual a
"o músico brasileiro é o melhor músico do mundo"


Nenhum comentário:

Postar um comentário