domingo, 9 de março de 2014

Grandes discos gravados ao vivo - Dave Mason Certified Live - 1976


Album duplo gravado ao vivo em 1976. Saiu no Brasil no mesmo ano.

Dave Mason, ex Traffic, estava com esta banda já ha alguns anos e a quimica dos músicos era excelente.
O disco abre com Feelin Alright, um clássico de Mason e que já foi regravado por dezenas de artistas e bandas...incluindo o próprio Dave Mason, sempre com arranjos diferentes. Também não faria o menor sentido regrava-lo sempre igual.

Não creio ser a melhor versão que já ouvi dele, feita pelo próprio, mas é boa também e daí em diante o disco esquenta. Seguem duas músicas no estilo inconfundível de Mr Mason. Músicas que tem um Q de balada mas não deixam ninguém dormir pois as levadas sempre tem um certo groove.

A última música do lado A é uma regravação de All Along The Watchtower, de Bob Dylan e tem uma pegada sensacional. Seguramente uma das melhores versões desta música.
Rick Jaeger é um senhor baterista e em todo o disco ele se destaca.

O lado 2 do disco 1 é acústico e os vocais, como em todo o disco, se destacam. Abrem com Take It To the Limit do Eagles, seguem com as boas Give Me a Reason Why e a intimista Sad And Deep As You. Depois uma bem conhecida dele, a simpática Every Woman e fechando o lado acustico, volta a eletricidade e o groove com World In Changes.

O lado 3 (segundo disco) abre com o blues Goin Down Slow, cuja a introdução é um pequeno cover de uma gravação deste blues, feita por Ray Charles..na sequencia Mike Finnigan mostra seu potencial como cantor. No solo brilha a guitarra de Jim Krueger usando um talk box, onde ele brinca imitando Louis Armstrong em um determinado trecho. No final Dave Mason passa a ser a guitarra de frente.

Look at you, look at me é a próxima e bem azeitada em seus quase 13 minutos.

O quarto lado abre com a clássica Only You Know and I Know, segue com outro blues, Bring It On Home, cheio de segundas vozes e mais uma vez um solo com Talk Box de Jim Krueger.
Fechando o disco, a velha e certeira Gimme Some Lovin' volta a agitar o ambiente.

Dave Mason como guitarrista tem um estilo simples, não se destaca muito e nem podemos considera-lo como um dos grandes... mas é inconfundível, muito em função do timbre de sua guitarra...estivesse ele tocando com uma Stratocaster ou uma Firebird...que me parece ser a que ele usa neste disco. Se você é familiarizado ao som dele, você reconhece sua guitarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário