quarta-feira, 26 de março de 2014

Wishbone Ash - Live Dates - 1973


Wishbone Ash - Live Dates - 1973

Ouvi esse disco na época de seu lançamento..importado, pois não saiu aqui. Virou um hit entre a banda que eu tocava.

Minha primeira reação foi com o timbre das guitarras do Andy Powell e Ted Turner. Nunca tinha escutado tantos e tão bonitos. Me chamou também a atenção as linhas melódicas de ambas e o bom gosto.

As composições eu curti também, só achei levemente enjoadas talvez por serem muito docinhas...uma característica das músicas deles..essa certa doçura. Com o tempo acostumei.

Não tive músicas prediletas pois todas tinham algo de bacana, principalmente das guitarras e me encantava aquela sonoridade e as sutilezas que eles conseguiam. Gostava também dos solos em duas vozes, das harmonias simples mas que soavam lindas e inteligentes e claro, de como eles usavam as guitarras, fazendo coisas diferentes uma da outra.

Tem bandas que tem duas, três guitarras e não se percebe isso..com eles não tem como não perceber.

O disco abre com a guitarra do Andy Powell em "The King Will Come".
Não gosto de humbuckings, mas Andy consegue tantos timbres com eles, que nem parece estar usando esses captadores.
Logo depois da as caras Ted Turner com sua Stratocaster e pedal wha-wha, também com um timbre sensacional.

As vezes Ted também usava uma Les Paul Custon, mas basicamente era com Fender Strato que ele tocava, assim como Andy que usava quase que 100% do tempo suas Gibson Flying V.

Talvez muito dos timbres que conseguiam estivessem ligados aos amplificadores Orange que eles usavam, mas tudo me leva a crer que o bom gosto, domínio de técnicas, conhecimento de causa, visão, experiência de ambos... tinham mais importância que o amp...até porque também já vi fotos com eles usando outros amplificadores no lugar dos Orange.

E seguem mais 10 músicas onde essa cachoeira de belos timbres continua.

Se você curte guitarras harmoniosas e cheias de personalidade, eis um disco onde o bom gosto reina e belos timbres são apresentados o tempo todo. Timbres que você pode procurar, mas não vai achar iguais em outras bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário