domingo, 11 de maio de 2014

THC The Last Show Niteroy 85


Gravação ao vivo do último show realizado pela banda THC. Niteroy 1985.

O THC - Todos Honestos Cidadãos - foi formado por Assad Emily (guitarra, composições...)e Victor (Danger) Gusmão (baixo)
A primeira formação de que tenho conhecimento contava com Assad, Victor, Jorge Victor, (bacalhau) guitarra. José Maurício Ambrosio, o Vermi Ji nos vocais, Ronaldo na bateria e Tania, backing vocal.

Depois, já sem a Tãnia, Mauro (Liberalli) Lauro foi pra bateria e eu entrei no lugar do Jorge.

E depois de uns 4 shows a banda acabou.

Os shows que fizemos com essa última formação, foram:
Um na danceteria Mistura Fina, que ficava na Barra da Tijuca. Um show muito estranho com um público mais estranho ainda.

Fizemos um Play Back, me parece em Campo Grande (RJ).
Sei que era longe. Chegamos meio mortos/chapados e fomos lá fingir. Sinistro..o palco era no formato de uma pista de desfile...um T.

Fizemos as mímicas..acho que 2 músicas...na saída as periguetes (só vi tribufu) tentando nos agarrar. Conseguiram me pegar e quase ganho um beijo na boca...escapei.

Depois tocamos no Circo Delírio, na noite de lançamento do disco "Os Intocáveis", que reunia várias bandas, dentre elas o THC. Sergio Dias, que foi também quem produziu o compacto da banda, estava pelo Rio nessa época e foi operar nosso som.

Não lembro se teve algum outro show, mas o último foi este da gravação e aconteceu no Clube Tamoio em Niterói. Tinham, com quase absoluta certeza, 12 pessoas na plateia. Um galpão imenso, que era ligado a outro igual. Não tenho muita noção de ocupação de espaço...mas pelo tamanho do lugar...acho que cabiam umas 10 mil pessoas tranquilamente. Aquilo lotado seria gente pra burro...ia faltar aparelhagem de som.

O técnico de som, que foi o mesmo que operou as outras bandas no Circo Delírio, nos gravou e somos imensamente gratos a ele...infelizmente não lembro o seu nome. Deve ter sido árduo, pois um lugar daquele tamanho vazio...deve ser osso pra equalizar e manter tudo audível e em ordem..domar eco não é fácil. Com toda a dificuldade que teve, ficou um excelente Bootleg.


Tocamos apenas 4 músicas. Único registro que tenho tocando com eles. A guitarra do Assad é a que esta mais em evidência. Minha guitarra dobrava muitas coisas com o baixo, outras com o Assad e aos poucos estava tendo um espaço maior.

Assad Emily era um grande guitarrista e compositor...além de figura. Tínhamos uma relação muito boa de respeito e admiração, um pelo trabalho do outro, sem contar que Assad tinha uma vibe boa e bom coração. Isso era também uma característica nessa banda...a amizade.

Jorge Victor e eu, montamos nossa primeira banda juntos, por volta de 73, 74...ele tocava bateria. Fizemos muito barulho na casa onde ele morava, em Botafogo.

Em 79, conheci José Mauricio e Tãnia também. Victor e Assad fui conhecer um pouco depois, creio que 82-83. E Mauro Lauro, nos conhecemos na banda.

Victor Gusmão (Danger), que é quem ainda carrega a brasa sagrada do THC, faz alguns comentários sobre a época da gravação do tema do Rock in Rio.

Victor Danger contou...

O clip do Rock in Rio não foi ao ar, devido a política das gravadoras Som Livre e CBS, com o apoio do Eduardo Souto Neto.

O hino do maior festival de rock do mundo não poderia ficar vinculado a um grupo de rock novo, senão aonde ficaria o Eduardo S.N.???

Ninguém fala do Nelson Wellington que fez a letra.

Músicos do Roupa Nova, a pedido do Eduardo, gravaram com o Vermi Ji, cantor do THC, outra versão para desvincular o nome do THC do Rock in Rio. E conseguiram... até agora que comprei um scanner novo.

Sobre o clip para o Rock in Rio, Victor disse.:

Este vídeo não existe mais. Destruíram os takes por ordem de alguém.
Fiz tudo que pude para recuperar. Foram 6 horas de gravação e ficou super legal. Era a semana anterior ao Rock in Rio e ia ao ar no Brasil todo.

Com o fim do THC em junho de 1985, Vermi Ji, Mauro Lauro e eu, fomos para Ubatuba formar o Camaleão.

As músicas do show.

Como isso aqui é um blog de guitarrista, vou dizer as participações minhas e do Assad nelas.

Em "Só em sonho" ...que confesso, não sei se o nome é esse, a primeira guitarra é o Assad, eu faço a harmonia.
No meio eu faço um solo e as outras intervenções e o último solo são do Assad, que mandou ver.

No finalzinho o cara do som aumentou minha guitarra e já que o Assad não tinha ido, fui eu fazer as firulas de fechamento. Acho até que era combinado isso.

Tangerina

Abre com o Assad. No solo do meio são as duas guitarras..depois segue o Assad de novo. Assad fez também o backing vocal.

Rolar pra você

Assad abre com o arranjo dela.
O solo do meio as duas guitarras fazem juntas. Um solo pronto bem legal e bem executado também. Assad era também um grande compositor.

No final, tivemos um pequeno desencontro e logo em seguida, quando o Assad ia começar algo, teve que parar. Acho que teve algum problema nos cabos dos pedais...não lembro mais...e novamente o técnico de som levantou minha guitarra pras últimas firulas.

Rock in Rio

Eu faço o solinho da abertura.
O solo do meio, as duas guitarras faziam juntas em um crescendo muito legal.
E o solo final sou eu de guitarra slide.

Espero que gostem deste raro documento, de uma grande banda Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário