quinta-feira, 1 de maio de 2014

Overdriver Colorsound

Overdriver Colorsound

Lançado em 1971 (a versão 9 volts) permanece como um dos mais poderosos pedais de booster/overdriver já lançados.
Simples em sua construção, contava apenas com controles de grave, agudo e driver. Em sua re-edição foi acrescentado um potenciômetro de volume em sua lateral, para que pudesse ser usado como um pedal normal, pois antes a idéia era: Ligue, regule e toque...e não esqueça de usar o volume do amplificador com parcimônia, pois este pedal tem um pré poderosíssimo e é como se você estivesse ligado no 12 do amplificador...podendo até danificar os alto-falantes, caso esqueça de colocar o volume do amp baixo...bem baixo.
Com a adesão deste potenciômetro de volume, este "problema" foi resolvido.

O grande lance deste pedal, além do seu som, sua clareza, peso, ganho... é usa-lo o tempo inteiro ligado e usar o volume da guitarra como o master. Ou seja: Você tem todo o controle de saturação no próprio volume da guitarra e a medida que o abaixa e limpa seu som, o volume não cai tanto como aparentemente acharíamos que isso iria acontecer.
O nível de variação que seus dois controles de agudo e grave permitem, é muito útil para situações em que vc não tem um bom amplificador e até mesmo quando ligado direto no PA. Neste caso, por experiência própria, peça ao técnico de som para reduzir os médios e agudos da mesa..as vezes zera-los mesmo e deixar que você regule o melhor timbre, usando os controles do Colorsound que são extremamentes dinâmicos. Esse pedal é capaz de transformar um amplificador vagabundo em algo com um som bem razoável...sem contar que seu alto ganho e características, fazem um amplicador transistorizado ter uma sonoridade próxima de um valvulado, realmente quente.
Ele funciona muito bem em ambos estilos de amplificadores, mas tenho pra mim que realmente surpreende em um transistorizado...justamente por não faze-lo soar como tal.

Jeff Beck, eu sabia que usava e recentemente li que Jan Akkerman e David Gilmour, entre outros guitarristas, também usaram e talvez ainda usem este pedal.

Além do alto ganho e da dinãmica que ele possibilita nas mãos de um guitarrista que tenha uma boa técnica e conhecimento, a sonoridade dele é bastante clean e aberta e tem um corte sensacional...você sente as notas rasgando, enquanto alguns outros pedais overdriver tem característica mais aveludada, ou abafada. Ele realmente brilha.

O primeiro destes pedais que tive, tinha a carcaça preta e sem o controle lateral de volume. O consegui em 1977 e levei um tempo para entende-lo em sua plenitude. Depois que saquei qual era a dele, me apaixonei e não quis mais saber de outro. Foi reformado inúmeras vezes, até que as trilhas de sua placa começaram a se soltar. A saída que arrumei foi pedir para um amigo fazer uma cópia dele e para minha sorte funcionou exatamente igual...até sua morte definitiva, no final dos anos 80.
Como a oferta de novos pedais era grande, desencanei e parti para outros, mas nenhum me satisfez totalmente, nenhum dos que testei tinha as características que ele tinha.

Algum tempo depois eu estava insatisfeito com um Rat e a pessoa que quis compra-lo era esses caras que negociam pedais, instrumentos... então conversando com ele por telefone, falei do Overdriver Colorsound que eu tanto amava e para minha surpresa ele tinha uma re-edição. Me parece que o cara não conseguia se livrar dele e como o Rat era um pedal que estava na moda na época, nem pensei duas vezes ou em levar vantagem de alguma forma e trocamos os pedais pau a pau. Saímos ambos felizes da vida.

Senti uma leve diferênça na sonoridade..o primeiro soava mais doce e essa re-edição tinha uma sonoridade mais seca e levemente puxando para o médio, além do controle de volume na lateral e também sua caixa agora era cinza... mesmo assim era bom também. Claro que não resisti em olhar ele por dentro e de cara notei algumas mudanças, como circuitos integrados...o anterior usava 3 transistores. Inquieto e como tinha o esquema e sabia as peças do anterior, pedi a um novo amigo e que manjava bem de eletrônica, para me fazer um. Novamente ficou perfeito e pude comparar realmente a diferença de timbre dos dois modelos. Não sei se porque a caixinha que arrumei para montar o pedal era muito pequena, ele deu uma creca e pifou. Como eu tinha a re-edição e este amigo não tinha muito tempo disponível, preferi não chatea-lo pedindo para consertar o pedal.

Outra coisa interessante sobre este pedal. A bateria dura, meu amigo. E você só sente que precisa troca-la quando ela já esta realmente no fim, pois o som começa a dar umas rateadas. Mas não creio ser uma economia inteligente deixar chegar a esse ponto, o caso é que também nunca soube quanto tempo elas duravam, pois por não sentir diferença no som (exceto como falei acima) você simplesmente esquece que ele usa bateria.

Me divertia também ver a cara de espanto de outros guitarristas vendo o som que eu tirava, com o peso, clareza, saturação e porrada, ligado em pequenos amplificadores transistorizados que ninguém dava um tostão. Achavam que eu tinha mexido no amp ou na guitarra, não acreditavam que vinha tudo do pedal.
Certa vez em um festival de bandas, um amigo passou e escutou o som, mas não olhou para detalhes e foi fazer sei lá o que. No final de nossa apresentação ele voltou e depois veio falar comigo. Disse que não acreditou quando viu que eu estava tocando com um pequeno BAG da Giannini. Para ele eu estava plugado em um Marshall, tamanha potência do meu som. Dei risada, é claro.

Ao contrário dos footswitchs dos wha-whas da Colorsound, o foot dele é de metal, hiper resistente e nunca quebrou ou deu qualquer tipo de problema comigo, apenas existe o inconveniente do "pop" quando o ligamos ou desligamos, ser um pouco alto demais...novamente, cuidado com seus alto-falantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário