quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pedal Boss PS-3


Como não sou ligado em pedais de efeito e gosto apenas de um ou outro, não sou tentado a compra-los, pois sei que terão pouca utilidade para mim. Mas gosto desses pedais que tem vários recursos (quando funcionam, é claro) e uma vez comprei um PS-3 Digital Pitch Shifter / Delay, da Boss que era bem interessante. 
Seu set de botões eram.: Um de balanço, para vc mixar o efeito com a guitarra limpa, dois de Pitch, ( F.Back e D.Time) que também eram usados para as outras regulagens, como com o Delay, o Chorus, Flanger... e um quarto botão, (Mode) que era o seletor dos efeitos com 11 opções.
Além das entradas normais, ele tinha entrada para um pedal de volume (expressão) e acesso assim, ao efeito Whammy.

Com alguns recursos, o que mais gostei, até porque estava interessado em ter um pedal específico para isso, era sua sessão de Pitch. Na realidade duas sessões que você podia usar separadas ou juntas. Fiz muitas harmonias loucas brincando com os intervalos. Já para solos era complicado, exceto se fosse um solo pronto...de improviso ficava uma bagunça só, pois o pitch dele não era inteligente.

Entre as opções de regulagens que ele tinha, destaco o Chorus que era sensacional. Sutil e harmonioso, como eu gostava. Regulado para soar como um Flanger, também se saía muito bem.
Ring Modulator era outro efeito disponível.
Ele tinha uma regulagem onde descobri que não resultava em efeito, mas mudava drasticamente o timbre da guitarra.
Por exemplo...se sua guitarra estava regulada bem aguda, colocando nessa posição..que tenho uma leve lembrança que era no 10, do botão de seleção..enfim, de agudo sua guitarra ficava com um médio grave profundo. Para brincar nos solos era bem interessante.

Este pedal tinha dois pontos que considerei críticos.
Sua sessão de Delay deixava a desejar. Nunca consegui uma boa regulagem...ta certo que sou meio anta com regulagens de Delay, mas não tanto que não consiga por uma que me satisfaça.

O outro ponto crítico, foi o que me fez desistir dele.
O raio de um atraso, cuja única forma de disfarça-lo era com o botão Balance. Você tinha que colocar a mixagem da guitarra limpa, com a com o efeito no mínimo do efeito..no limite mesmo.
E mesmo assim o atraso não sumia, só ficava camuflado.
Tirando isso, era um pedal útil e cheio de recursos, que nem explorei a fundo, mas no tempo em que estive com ele, vi que ele ainda tinha algumas cartas na manga...mas tinha que fuçar e eu nunca tive muita paciência pra isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário